A Jornada do Consumidor

site responsivo
Site responsivo ganha cada vez mais espaço nas compras online
10 de março de 2016
métricas e resultados
Métricas e Resultados
24 de março de 2016
Exibir tudo

A Jornada do Consumidor

a jornada do consumidor

a jornada do consumidor

Muito já se falou sobre a Jornada do Consumidor em um site ou uma plataforma de venda. Mas o que estamos percebendo é que essa jornada vai muito além disso.  A jornada, no significado exato da palavra, é o caminho que o consumidor percorre até tomar a decisão de compra. E esse caminho não é linear e é influenciado por micro-momentos encontrados pelo consumidor nas mais variadas formas e veículos de comunicação.

Hoje em dia, 94% dos usuários de smartphone usam seus aparelhos para pesquisas e buscas por informações. Segundo dados do Google Analytics, o acesso à internet por meios dos celulares aumentou 112% entre 2014 e 2015. Nesse mesmo período, o tempo gasto em casa visita reduziu em 9% e as conversões aumentaram em 74%.

Isso nos mostra que as pessoas estão sendo muito mais objetivas n o uso da internet por aparelhos móbiles. Afinal, o usuário checa seu smartphone, em média, 86 vezes por dia e com tantas informações disponíveis o usuário quer encontrar e resolver rapidamente seus conflitos. As decisões são tomadas com muito mais agilidade e influenciadas pelas informações que, nas 86 vezes que pegou o celular, chegaram até o consumidor.

O grande desafio dos comunicadores de hoje é encontrar o exato momento em que o cliente estará receptivo às mensagens. Para isso, é preciso entender que a jornada do consumidor passa por quatro etapas de micro-momentos e isso abre um novo campo de batalha para conquistar o coração, a mente e o bolso do consumidor.

  1. Eu quero saber – O consumidor vai atrás da informação e ele precisa encontrar. As buscas na internet, em 65% dos casos, começou influenciada por algo que o consumidor viu na televisão.
  2. Eu quero ir – Entre os anos de 2014 e 2015 as buscas via móbile com o termo “próximo de mim