Site mobile ou APP – saiba qual é o melhor para a sua marca

reputação da marca
Diretor da Onze.ag fala sobre reputação da marca
9 de junho de 2016
planejamento de marketing
Por que as empresas não sobrevivem no mercado
22 de junho de 2016
Exibir tudo

Site mobile ou APP – saiba qual é o melhor para a sua marca

site mobile ou app

Não é nenhum segredo que a população passa muito tempo conectada na internet, principalmente em smartphones, e que a tendência é que esse tempo só aumente. Por isso, é natural que o seu cliente procure pela sua marca no mobile. Caso não encontre ou a experiência durante a navegação não tenha sido boa, as chances de o seu cliente procurar pelo seu concorrente são grandes. Uma dúvida frequente na hora de otimizar a presença online da sua marca e expandir a logística da sua empresa é: site mobile ou app?

 

SITE MOBILE

Site mobile e site responsivo não são a mesma coisa. Enquanto o responsivo se adapta automaticamente à plataforma pela qual é acessado, o site mobile é feito especialmente para plataformas online, não podendo ser utilizado em desktop. Ou seja, o site mobile é um outro site, e não uma adaptação, feito apenas para celulares, tablets e afins. A identidade visual é a mesma da sua marca, mas o design do mobile é sempre exclusivo. Com imagens mais leves e HTML mais simples, o mobile garante a rapidez de navegação que o seu cliente deseja ao procurar pela sua marca.

Aproveite que 29% do uso mundial de navegadores já em smartphones e concentre informações e funcionalidades da sua marca em um site mobile. Afinal, ninguém vai querer baixar um aplicativo apenas para descobrir qual é o endereço da sua empresa ou quais serviços ela oferece. Outro fator importante é não esquecer de observar o comportamento de cada usuário a fim de otimizar seu site. Boa experiência de navegação frequentemente se converte em vendas, então veja o seu site mobile como uma construção que nunca terá fim, mas que estará sempre evoluindo. Além disso, o Google prioriza a exibição de sites que são “mobile-friendly”, que oferecem uma experiência melhor em celulares e tablets.

Quando optar por um site mobile: quando a sua empresa quiser otimizar a experiência do cliente ao procurar pela sua marca.

 

APP

Se você está pensando em desenvolver um aplicativo para a sua marca, é importante se fazer três perguntas: o aplicativo vai agregar ainda mais valor na vida do usuário? Possui funcionalidades que o site da marca não possui? Ele será facilmente desinstalado caso o usuário precise liberar espaço no celular ou no tablet? Aplicativos são a ferramenta perfeita para oferecer uma experiência mais rica para os consumidores, já que trazem funcionalidades tecnológicas que usufruem de todo o potencial que os smartphones possuem. É preciso criar uma experiência inquestionavelmente marcante e relevante em seu usuário durante o uso do seu aplicativo, já que que 95% deles são abandonados em 30 dias e 1 em cada 4 apps é usado apenas uma vez. Os usuários dos apps estão em menor número – apenas 7% dos consumidores utilizam a ferramenta. Por outro lado, costumam ser consumidores fieis, que compram com frequência, e que desejam esse tipo de serviço personalizado, rápido e moderno. Mas se você está pensando em desenvolver um app para a sua empresa, não se desanime com as estatísticas de uso. Uma estratégia é conciliar as funcionalidades da ferramenta com conteúdos relevantes relacionados ao segmento de sua marca. Afinal, se o app só oferece venda, é natural que as pessoas só o utilizem na hora de comprar. Por exemplo, se a sua empresa vende produtos naturais, você pode inserir no app dicas para uma vida saudável, receitas, informações sobre saúde e afins. Isso constrói, a longo prazo, um relacionamento estável e duradouro com o cliente e fixa a sua marca na mente dele.

Quando optar por um APP: quando a intenção de uso do seu produto é alta e as necessidades do seu cliente são maiores do que um navegador pode oferecer, caso contrário, fique apenas com um site mobile ou invista em ambos.

 

Agora que você já sabe as vantagens e a diferença entre o site mobile e o app, escolha a melhor opção para a sua empresa e potencialize os ganhos da sua marca.