Quando a marca precisa renascer para não morrer

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Quando a marca precisa renascer para não morrer

rebranding

Tudo passa. E, apesar do clichê, uma marca também pode passar. Seria no mínimo utópico dizer que, em uma sociedade que vive em constante transformação, uma marca não precisaria se adaptar às mudanças que acontecem ao seu redor. O conceito é simples: o público mudou? A marca precisa mudar também. E não estamos falando só de design, não. Estamos falando de rebranding, e esse termo envolve muito mais variáveis do que você imagina.
Tudo que sobe, desce

Assim como nós, mortais, uma marca também nasce, cresce e morre. Porém, no mundo do marketing, o processo é um pouco diferente. Toda marca passa pela introdução, crescimento, maturidade e, depois, pelo declínio. Mas não se assuste – uma marca sempre vai chegar ao ponto de declinar. O que não pode é deixá-la morrer.
Existem alguns fatores que mostram que o declínio está próximo e que é necessário recorrer ao rebranding.

Sua marca não apresenta mais o posicionamento que sua empresa quer mostrar para o mercado?
Seus concorrentes estão chamando mais atenção?
Sua empresa está passando por alguma fusão?
Sua marca está sendo associada a algum fator negativo?

Se você respondeu ‘sim’ para alguma dessas perguntas, é possível que sua marca esteja chegando ou já chegou no declínio e precisa de mudanças para não morrer de vez.

Preciso de um rebranding. E agora?

Antes de qualquer coisa, se pergunte: onde está o meu público agora? O que ele tem feito? Quais hábitos ele manteve e quais hábitos ele adquiriu?
Mude de acordo com a mudança do seu cliente. Se ele passou a usar ainda mais a internet, que tal modernizar dua identidade visual e investir em um site mobile? Se ele continua bem analógico, crie um ciclo de ações offline que o surpreendam com a nova cara de sua marca. Mostre tanto para a concorrência quanto para o público-alvo que você está crescendo junto com eles.
Seja um produto novo, uma campanha fantástica ou um logotipo mais moderno – ofereça aquilo que o seu público deseja: novidades, qualidade e tecnologia. Mostre que sua marca está viva e em constante evolução, assim como seu público. Quando uma empresa respeita e enfrenta o seu período de declínio, pode planejar o seu renascimento e triplicar seu ciclo de vida no mercado.