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Marcas: prestem atenção

Embora o Instagram tenha dado um grande passo aderindo ao sistema de histórico de fotos e vídeos, como o Snap, a preferência dos jovens ainda fica com o fantasminha. Após passar o Twitter para trás e mudar de nome – de Snapchat para apenas Snap – a rede se tornou o aplicativo mais utilizado pelos adolescentes. Segundo pesquisa divulgada pela Piper Jaffray, empresa de investimento, 80% dos jovens utilizam o aplicativo pelo menos uma vez por mês. Meses atrás, esse número ficava nos 74%. O Instagram vem logo em seguida, conquistando 76% das preferências dos adolescentes.Já o Facebook está perdendo o lugar entre os mais novos. Das 10.000 pessoas entrevistadas na pesquisa, apenas 54% usa o Facebook em um período de trinta dias. No ano passado, chegava a 56%, apresentando queda nos números.

O que isso quer dizer? Apesar de números expressivos, a mudança não surpreende. As tendências nas redes sociais já alertam há um bom tempo que o futuro está nos vídeos, nas transmissões ao vivo e em todas as plataformas que facilitam a comunicação entre as pessoas de forma rápida, interativa e descolada. A ascensão de aplicativos como o Snap não modifica apenas as redes sociais nem se limita aos jovens. Essa sutil transformação reflete a mudança de comportamento dos usuários, que são consumidores. Ou seja, transformações como essa impactam o mercado, as marcas e o modo de trabalhar com o Marketing. Empresas atentas a esses tipos de alterações estão sempre um passo a frente dos concorrentes. Por exemplo, muitas empresas já contratam pessoas antenadas para a função de “Snapper” – alguém que atribui um olhar novo e moderno à marca através de snaps que mostram seu dia-a-dia. Sim, isso é o que conhecemos como storytelling. Isso vai ao encontro dos outdoors, dos anúncios de Facebook  e das outras mídias que são imprescindíveis para a criação do relacionamento entre a marca e o público-alvo.

Marcas: prestem atenção. É preciso estar aonde o seu consumidor está. Se ele busca inovação utilizando aplicativos como o Snap, por exemplo, insira sua marca na mesma atmosfera e mostre que ela faz parte do estilo de vida dele. As pessoas consomem marcas que acreditam que fazem parte do seu DNA. Para isso, é preciso saber o que corre nas veias delas e mostrar que nas veias da marca corre o mesmo ideal.