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Vender mais, vendendo melhor. Parte 1

É comum ouvirmos empresas buscando alternativas para atrair novos clientes, como se essa fosse a única forma de melhorar seus resultados e vender mais. Mas os custos para essa conquista tendem a ser maiores quando comparados a uma estratégica de retenção dos atuais clientes, e crescimento da receita nessa base existente.

A conquista de novos clientes é fundamental e importante para qualquer empresa, mas ela pode ser feita de forma mais econômica, se isso acontecer, por exemplo, através de ações espontâneas de indicação de clientes satisfeitos em sua base de relacionamento.

E como fazer isso?

Não existe uma regra ou fórmula pronta que garanta essa conquista, mas algumas pequenas coisas podem ajudar muito para que os resultados de crescimento sejam atingidos. Ações de endomarketing, capacitação de equipe, conhecimento de mercado, comunicação bem planejada, assessoria profissional e conhecimento dos seus concorrentes é o começo.

As 22 dicas que preparamos não tem nada de fora de série. São pequenas ações práticas para sua empresa definir prioridades e focar em resultados. Para facilitar o processo de entendimento e discussão com sua equipe, vamos publicar 11 dicas agora, e mais 11 na próxima semana.

Vamos lá!

  1. Sua empresa conhece seus concorrentes? Já fez alguma avaliação dos seus atributos, diferenciais, ações de comunicação e promoções? Tente planilhar isso para cada concorrente e avalie o que eles estão fazendo que merecem sua atenção. Análise SWOT é simples de fazer e pode mostrar onde estão seus pontos fortes e fracos.
  1. Compare os seus preços com a concorrência. Avalie se você está competitivo, mas não entre em guerra de preços. Ninguém ganha com isso. Lembre-se: clientes buscam a melhor relação preço x benefício. Eles buscam facilidades e diferenciais que agreguem valor na hora de tomar uma decisão de compra.
  1. Como está sua presença digital? Não basta ter um site, redes sociais, canais de relacionamento se não existir alguém cuidando deles. As pessoas quando chamadas a interagir querem respostas rápidas, atitudes das marcas frente a problemas ou sugestões. Responda com agilidade e resolva em tempo de evitar frustrações.
  1. Todo cliente gosta de se sentir especial, diferenciado, bem tratado. Um simples chocolate no travesseiro do seu apartamento no hotel pode ser o começo de uma relação que definirá a sua próxima reserva, ou a indicação para um amigo. São pequenos gestos realizados com constância que vão criando um relacionamento duradouro. Pense em uma forma de surpreender seu cliente na próxima visita dele.
  1. Quem são os seus melhores clientes? Você têm eles relacionados? Crie um critério para elegê-los. Pode ser pelo valor dos seus gastos, pela regularidade de visitas ou pelo número de indicações que ele fez da sua empresa, por exemplo. De posse dessa relação, crie um diferencial para eles. Avise com alguns dias de antecedência o início de uma promoção e diga que eles podem comprar antes dela ser lançada. Se o seu negócio é um hotel, mande um e-mail marketing personalizado informando que ele tem preferência em reservas no próximo feriado prolongado, para pacotes de Natal, Réveillon, etc.
  1. Mantenha seu CRM atualizado. Sempre que tiver uma oportunidade, solicite a confirmação dos dados atuais. Ratifique o endereço, o número do celular e e-mail. E se tiver interesse em incluir mais alguma informação pessoal, aproveite a presença dele para fazer esses questionamentos.
  1. Não cometa o erro clássico de só enviar um e-mail marketing para vender um produto ou serviço. Use essa ferramenta importante para interagir. Enviar dicas de estilo, destino de viagens e textos publicados no blog da sua empresa podem ser um bom motivo para entrar em contato. Agregue sempre valor ao relacionamento com conteúdos que sejam realmente relevantes para ele. E importante: imagens são grandes candidatas a caírem em SPAM. De preferência ao envio de HTML e tenha um disparador que respeite as regras de etiqueta digital e boas práticas.
  1. Criar promoções realmente atrativas pode gerar vendas. Não caia na tentação de “vender descontos