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O que sua marca precisa aprender com os supermercados

Não muito tempo atrás, o poder se concentrava na indústria e nos distribuidores atacadistas, e as empresas varejistas ainda eram muito subestimadas. A famosa globalização chegou, mexeu nas estruturas e alterou por completo tudo que o mundo entendia até então como consolidado. Hoje, o varejo é visto como a base da cadeia de distribuição – o que se deve principalmente por sua proximidade com o consumidor final. A partir do momento em que o mundo inteiro passou a interagir, superando fronteiras pessoais e comerciais, a comunicação passou a ser responsável por grande parte do sucesso de qualquer segmento no mercado.

Você deve estar se perguntando qual a relação entre globalização, supermercados e comunicação e no que essa mistura pode agregar em outras áreas. Vamos explicar. O supermercado é um dos ambientes mais puros de decisões de consumo. Ou seja, é como se fosse um laboratório para o Marketing e suas estratégias. No começo, quando a indústria ainda fazia quase todas as engrenagens trabalharem, os supermercados surgiram com um conceito simples de autosserviço. Sem a praticidade da internet, as pessoas ainda eram acostumadas a irem a diversos lugares diferentes para atender suas necessidades. Remédio? Farmácia. Comida? Supermercado. Utensílios para a casa? Lojas especializadas. Pão? Padaria. Até que o comportamento do consumidor mudou. Ninguém mais quer perder tempo indo a milhões de lugares para concluir uma única compra. Nesse segmento, ganha a clientela quem oferece o máximo de produtos em seu catálogo, com o melhor preço e atendimento personalizado. Com um fluxo exponencial de pessoas por dia, os supermercados entenderam essa necessidade e passaram a se adaptar. Praças de alimentação, farmácia, eletrodomésticos, feiras, decoração – tudo isso você encontra indo a um hipermercado. A mudança do segmento serve de exemplo a todo o mercado. Cresce quem se adapta às constantes transformações do consumidor que, por sua vez, está sempre recebendo novas informações de estilo de vida, tendências e praticidade na internet. O consumidor de hoje (e de amanhã) é exigente e quer respostas rápidas, segurança, conforto e facilidade na hora das compras.

O segmento supermercadista não só entendeu a necessidade de diversificar seus produtos, como passou a oferecer serviços que geram impacto na vida de seus consumidores. Além de oferecer uma vasta gama de opções, conquistam seus clientes com programas de fidelização, delivery, funcionamento 24h, cartões de pontos e mais. E claro, tudo isso aliado a uma boa estratégia de comunicação. Isso porque um dos maiores conceitos do Marketing diz que a propaganda tem efeito pela repetição dos anúncios e comerciais. Quanto mais presente na mídia, mais os consumidores acreditam na qualidade do serviço oferecido. É necessário fazer da sua marca um grande laboratório de comportamento do seu próprio público. Ele é quem vai dizer se o que você oferece é suficiente e o que é preciso aprimorar para que, na hora da escolha, a sua empresa continue sendo a primeira opção.